Jabaquara: Prefeitura cadastra 60 mil no MEI e coloca agentes para formalizar mais trabalhadores
sexta-feira, 1 de abril de 2011A Cidade de São Paulo já cadastrou cerca de 60 mil microempreendedores individuais. Segundo o secretário municipal especial do MEI esse número é superior a de 23 estados brasileiros, porém, é bem menor do que a demanda de informais com potenciais em se tornar MEI que chegam a pelo menos 1, 1 milhão, na cidade.
Para formalizar parte desses microempreendedores, a Secretaria municipal em parceria com o governo do Estado, ACSP- Associação Comercial de São Paulo, Facesp- Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Sebrae- Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Sescon- Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo capacitaram 60 agentes de formalização. Cada um terá de cadastrar três empresários informais por dia, garantindo um total diário de 180 cadastros. O objetivo é levar o microempreendedor ao universo da formalidade, facilitando o acesso ao crédito e a oportunidade de crescimento da empresa. Os agentes atuarão nas ruas, captando potenciais empreendedores em todas as regiões da cidade.
Conforme o último levantamento do governo federal sobre o cadastramento do MEI, o Brasil conseguiu formalizar 964.273 microempreendedores, sendo que destes, 198.613 somente no estado de São Paulo. Já na capital paulista esse número foi de 56.992, quantidade superior a 23 Estados brasileiros, ficando abaixo apenas de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Do total de inscritos na cidade de São Paulo, a atividade que se destaca com mais adesões é a de cabeleireiros, vindo a seguir comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, costureira e alfaiate, técnico de manutenção de computador e outras atividades de tratamento de beleza.
Semei
Criada em janeiro de 2010 com o objetivo de fomentar a formalização da atividade empreendedora na cidade de São Paulo, dos pequenos negócios, a Secretaria Especial vem desenvolvendo ações para desburocratizar e facilitar a adesão ao MEI. Para o secretário, a Prefeitura de São Paulo é uma das administrações mais preocupadas com o desenvolvimento econômico de sua população, por isso, adota medidas que facilitam a legalização do microempreendedor.
Nos próximos dias, a Secretaria do MEI deverá lançar uma cartilha e um site com informações e dicas sobre a formalização do MEI e a legislação municipal que influenciam na inscrição. Também serão realizados 48 eventos de sensibilização nos próximos 12 meses na Capital para promover a figura do MEI, quando serão convocados moradores de vários bairros que receberão esclarecimentos sobre o assunto. “Com esses eventos pretendemos mostrar as vantagens que o trabalhador informal tem ao tornar-se um MEI e, a partir daí, estimulá-lo a formalizar-se por conta própria ou por meio dos nossos agentes”, afirma dos Anjos.
Natanel Miranda alerta para a importância de qualquer candidato ao MEI procurar as unidades que estão disponíveis à formalização. “Em nossos postos, o MEI terá toda segurança que está fazendo a inscrição correta e que não terá problemas no futuro”, explica o secretário. Há agentes formalizadores em 15 distritais da Associação Comercial de São Paulo para orientação e inscrição.
Confira o endereço no bairro do Jabaquara:
Jabaquara
Av Santa Catarina, 641
Telefone: 5031-3651/50313696
Fonte: Prefeitura de S. Paulo


