Número de homicídios cresceu no Jabaquara durante setembro
terça-feira, 30 de outubro de 2012A explosão de homicídios em São Paulo foi puxada por crimes em áreas da periferia da zona sul de SP, como Parque Santo Antônio e Capão Redondo.
Na cidade inteira, o número de vítimas em homicídios dolosos (com intenção) mais que dobrou entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2011, conforme divulgou na semana passada a Secretaria da Segurança Pública.
Tabulação da Folha com base nesses dados mostra que, dos cinco distritos onde mais aumentaram os homicídios, quatro estão na zona sul –e um na divisa com a região.
No Parque Santo Antônio, o número de mortos em setembro passou de 2 para 10. No quase vizinho Capão Redondo, foi de 1 para 10. Ambos distritos estão próximos à represa de Guarapiranga.
Integram também a lista dos cinco maiores crescimentos de vítimas em homicídios dolosos o Jardim Herculano, Parelheiros e o Jardim Taboão (este último na zona oeste).
“Apesar de todas as nossas operações, essa parte [da zona sul] continua sendo nosso foco crítico, embora, recentemente, estejamos também observando essa dinâmica na zona leste”, afirma o coronel da PM Marcos Roberto Chaves da Silva, comandante do policiamento da capital.
Ainda de acordo com ele, as polícias Civil e Militar trabalham juntas para criar um “diagnóstico” da região para uma “intervenção precisa”.
MORADORES
O aumento da violência na zona sul já havia sido captada pelo DNA Paulistano. A pesquisa do Datafolha apontou que a proporção de moradores que disseram ter tal preocupação subiu de 6% para 13%, entre 2008 e 2012.
Já as estatísticas do governo estadual mostram que, considerando o acumulado entre janeiro e setembro de 2011 e 2012, bairro Parelheiros, Jardim Herculano e Capão Redondo também estão entre os cinco maiores crescimentos no número de homicídios.
Nesse grupo, apareceu o bairro do Jaçanã (zona norte), em que o número de vítimas subiu de 20 para 36 no ano.
OUTRAS ÁREAS
Setembro passado marcou o aparecimento de homicídios em regiões mais centrais que não haviam enfrentado o problema no mesmo mês de 2011. São os casos da Consolação (centro) e do Jabaquara (sul), onde houve três assassinados em cada área.
Mais notícias sobre o Jabaquara:
- Quatro meses após lei que proibiu cobrança de taxa, passageiros elogiam banheiros de rodoviária no Jabaquara
- Operação Cata-Bagulho percorre região do Jabaquara
- "Habilidades" é o tema da oficina desta quarta-feira no CAT Jabaquara
- Inscrições para o Circuito de Corrida de Rua no Jabaquara começam hoje
- PM liberta uma vítima de sequestro no Jabaquara


