Casa do Sítio da Ressaca no Jabaquara

Casa do Sítio da RessacaA Casa do Sítio da Ressaca no Jabaquara é uma construção em estilo bandeirista remanescente do período colonial brasileiro localizada no bairro do Jabaquara, na cidade de São Paulo.

Localizada no caminho para Santo Amaro, a casa foi construída em 1719, como pode ser atestado por inscrições encontradas na porta principal e nas telhas.

Seu nome se deve provavelmente ao Córrego da Ressaca, que banhava seus arredores.

Construída em taipa de pilão, a casa adota uma planta assimétrica, não muito comum nas residências bandeiristas. É dotada de janelas e portas com vergas laterais, enquanto o telhado cai em duas águas.

A casa era usada até 1969, quando foi desapropriada para a construção do metrô. Tombada pelo patrimônio histórico, foi restaurada em 1978 e desde 1990 integra o Centro Cultural do Jabaquara, abrigando eventos e exposições.

História

O Sargento-Mór Lopes de Medeiros foi primeiro proprietário do Sítio da Ressaca, então chamado Piranga. O nome Ressaca aparece pela primeira vez em 1780, registrado por Teresa Paula de Jesus Fernandes. Consta que em 1716, Maria de Vasconcelos mandou construir ali uma casa, mas os registros não dizem se esta seria a mesma que permanece até hoje.

De 1860 a 1900, o sítio pertenceu a Felício A. Mariano Pagundes. Com a morte deste, seus herdeiros repartiram a propriedade. A parte que continha a casa foi vendida em 1908 para Antonio Cantarella e foi um sítio familiar até 1969. Nesta ocasião houve nova divisão da área, com uma parte sendo loteada e transformada no que é hoje o Jardim Metropolitano. Outra acabou desapropriada pelo Metrô de São Paulo, para construção do pátio de manobras.

A partir do loteamento, a paisagem local foi desfigurada. A casa foi desapropriada em 1978 junto a um terreno de 1 hectare a seu redor. Em 1986 sofreu um incêndio, que lhe rendeu novas obras de restauro e o tombamento pelo IPHAN. Após isso, passou a integrar o Centro Cultural do Jabaquara e, desde 1990, abriga o Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro, reunindo objetos referentes à presença dos negros em São Paulo.

Aberto de terça a domingo, das 9 às 17h
Visita Orientada. Entrada franca.

Casa do Sítio da Ressaca no Jabaquara
Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 - Bairro Jabaquara - São Paulo - SP
CEP: 04321-020
(11) 5011-7233



  Sobre o EncontraJabaquara
Fale com EncontraJabaquara
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Jabaquara no Facebook siga o Encontra Jabaquara no Twitter Encontra Jabaquara no Google+


Termos EncontraJabaquara | Privacidade EncontraJabaquara